quarta-feira, 11 de maio de 2011

Festividade de São Benedito


No dia 26  de Dezembro Bragança festeja junto com o povo o Glorioso São Benedito. Saindo e chegando em procissão da igreja de São Benedito percorre as principais  ruas de Bragança, envolvendo os devotos do "Santo Preto". Os Marujos e Marujas (vestidos de branco e vermelho) também acompanham a procissão de pés descalços, em duas filas dispostas na frente do cortejo. Ao final da procissão, há uma missa campal ao lado da igreja de São Benedito.

Antes dessa  procissão tem toda uma preparação organizada pela Irmandade da Marujada de São Benedito, que tem como presidente o senhor João Batista Pinheiro, conhecido por Careca, cujo cargo é vitalício. Essa irmandade tem  uma hierarquia que demarca significamente os espaços entre homens e mulheres enaltecendo a figura feminina da Maruja como  mais importante em todos os eventos da festividade. A principal autoridade da marujada é a Capitoa (cargo vitalício) que disciplina e comanda as demais Marujas. 

A maior  manifestação cultural e religiosa  da irmandade da Marujada é durante a realização da festividade do Glorioso São Benedito , que inicia oficionalmente em 18 de Dezembro com ápice no dia 26 do mesmo mês quando é celebrado o dia  de São Benedito, mas encerra verdadeiramente no dia 01 de Janeiro do ano vindouro, mas popularmente tem inicio no mês de Abril com as saídas das Comitivas de esmolaçães. 

Esmolação: São grupos de devotos  que pecorrem as regiões dos campos, colônias e praias circunvizinhas à Bragança, com início em meados de abril onde saem angariando donativos para o grande leilão e retornando em dezembro a Bragança.

Durante esse período acontesse varios eventos como: Cavalhada tradicionalmente acontece atualmete no dia 25 de dezembro as16:0h, Procissões: Fluvial acontece no dia 08 de dezembrom cmforme a maré, a saída do Santo das praias do port do Camutá até o porto de Bragança pelas águas do rio caeté. 

Danças da Marujada: A Roda, O Retumbão, O Chorado,A Mazurca, O xote, A Valsa, O Arrastapé e A Contra dança.

Indumentária da Marujada: As mulheres usam uma blusa branca, franzida com pala e renda, saia vermelha,anágua branca, flor vermelha no lado esquerdo do peito e fita vermelha da direita para a esquerda. na cabeça ostentam um chapéu dourado com flores brancas feita de penas de pato e cheio de fitas coloridas.



Os homens vestem uma calça branca, cinto preto ,camisa branca, chapéu de palha, revestido de pano, branco co aba virada e fixa em um dos lados co uma flor artificial vermelha e um espelho. No braço esquerdo, amarram uma fita vermelha,com, um laço. Nos dias 03,de setembro e18, 25 e 31 as mulheres vestem a mesma roupa só muda a cor da saia e da fita que é azul, os homens só muda a cor da calça, da flor e da fita que é azul.



Nenhum comentário:

Postar um comentário